Cresce chance de safra 2024/2025 ser cultivada novamente sob La Niña

Probabilidade de o fenômeno ocorrer no segundo semestre é de 60%, aponta o Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (Copaaergs)

WhatsApp-Image-2020-12-02-at-10-42-50-AM

Cresce a chance de o Rio Grande do Sul enfrentar mais um ano de La Niña. De acordo com boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado (Copaaergs), divulgado ontem, a estimativa de que o fenômeno atinja o Estado, no segundo semestre de 2024, é de 60%. A certeza de dias menos frios e mais secos para o cultivo da safra 2024/2025, no entanto, virá somente em julho, segundo a agrometeorologista e coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso.

Se confirmado, o La Niña não chegará antes de a safra de inverno ser implantada sob os últimos suspiros do El Niño, com chuva, vento e granizo. O prognóstico aponta que frentes frias e ciclones extratropicais, principalmente em abril e maio, devem se originar na porção Oeste do Estado.

As precipitações pluviais devem variar de normais a acima da média na maioria das regiões. As ocorrências devem ser maiores na primeira metade do outono, especialmente na Metade Norte. “Em abril e maio, haverá eventos de chuva, mas não temos indicativo de que sejam muito intensas”, avalia Loana.

A umidade, entretanto, começa a diminuir em junho, exceto na fronteira do Brasil com o Uruguai. A expectativa aponta para um cenário de contraste térmico devido às massas de ar quente do Brasil Central. Enquanto os municípios da região Norte do RS devem registrar temperaturas acima da média, especialmente na divisa com Santa Catarina, eventos de frio abaixo da média são esperados para as zonas Sul e Oeste, onde não está descartada a ocorrência de geadas.

Frente à instabilidade, Loana reforça a orientação de planejamento antecipado ao plantio das lavouras de inverno e ressalta a necessidade de o produtor atentar às previsões de curto prazo. “Temos um clima muito variado no RS e os extremos climáticos estão castigando os agricultores, pois a previsão somente consegue indicar os eventos pontuais com antecedência de 5 a 7 dias”, diz a agrometeorologista.

De acordo com a especialista, ao pensar no plantio dos grãos para este outono, o produtor deve considerar que haverá períodos com sequência de dias chuvosos. “Assim que definir a área, ele já deve fazer a reserva das sementes mais resistentes à umidade e ao acamamento, pois a procura é grande”, alerta. Da mesma forma, recomenda a utilização de cultivares resistentes a doenças fúngicas e de cultivos em ciclos longo, médio e curto.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe

Cresce chance de safra 2024/2025 ser cultivada novamente sob La Niña

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

Santo Augusto: Confirmado o 3º óbito por dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está informando, com base na confirmação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o terceiro óbito causado pela den...

Chef produz papinhas para bebês que estão em abrigos no RS

Mãos generosas e uma iniciativa linda!

Briga em obra termina em morte, em Santo Cristo

Um desentendimento em uma obra situada na Rua Paraná, no Bairro La Salle, em Santo Cristo terminou em morte.

Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de Fut...

Na madrugada desta sexta-feira (17), o Brasil foi eleito sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027.

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é e...

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, para tratar um sangramento no cérebro.

Instabilidade atinge grande parte do RS nesta sexta-feira

A instabilidade continua em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17). Uma nova frente fria avança pelo Estado e mantém o tempo fechado e chuvoso na maior ...

Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Renascer FM

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade