Frente fria avança pela Argentina e trará chuva com temporais isolados

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul

download

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul no deslocamento de uma frente fria. A instabilidade que avançará dos países vizinhos vai atingir o estado gaúcho ainda hoje, durante a quinta-feira e em parte da sexta, com chuva em todas as regiões gaúchas e possibilidade de tempo severo localizado.

Fortes áreas de instabilidade na dianteira de uma frente fria se formam nesta quarta-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com tendência de deslocamento para o Rio Grande do Sul, onde poderão provocar chuva localmente forte e temporais em alguns pontos com raios e rajadas de vento.

A frequência de frentes frias costuma aumentar a partir desta época do ano à medida que as massas de ar frio avançam com maior regularidade pela Argentina. Isso faz com que os intervalos entre eventos de chuva acabem sendo menores.

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu para esta quarta alertas amarelo e laranja para as províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes com o risco maior indicado para Entre Ríos, a Oeste do Uruguai. Quanto ao Uruguai, onde a instabilidade atuará hoje antes de atingir o Rio Grande do Sul, o Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu aviso à população em que adverte para “tempestades fortes e muito fortes acompanhadas de chuvas ocasionalmente fortes”.

O comunicado ressalta que “em áreas tempestuosas ocorrer chuvas intensas em curtos períodos, rajadas de vento forte e muito forte, granizo e atividade elétrica”.

A instabilidade começa a ingressar no Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta quarta-feira e ao longo da madrugada desta quinta pela área de fronteira com o Uruguai. No decorrer da quinta-feira, a instabilidade avança para o Norte e atinge as demais regiões do território gaúcho.

De acordo com a nossa análise, o maior risco no momento inicial será de chuva forte em pontos isolados no Oeste e no Sul com possibilidade de raios e ocasionais temporais isolados de vento ou granizo. No decorrer da quinta, o risco se transfere para outras áreas do estado. Enfatizamos que não se projeta cenário como o dia 21 de março, quando temporais com vendavais atingiram todas as regiões gaúchas na passagem de uma frente fria. Agora, quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser mais pontuais, não se projetando tempestade para a grande maioria das cidades gaúchas, embora o risco em diferentes pontos da geografia gaúcha.

Na sexta, a instabilidade ainda afeta em parte do dia a Metade Norte do Rio Grande do Sul enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril.

Fonte: MetSul Meteorologia

Compartilhe

Frente fria avança pela Argentina e trará chuva com temporais isolados

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Digite aqui o título da sua notícia / artigo

Descreva aqui um pequeno resumo para sua notícia. Sugestão de no máximo 140 caracteres.

Brigada Militar e Polícia Civil prendem homem por Posse Irreg...

A Brigada Militar, através do 29°BPM e a Polícia Civil, através da Draco, na terça-feira (21/5), desencadearam operação conjunta em Ijuí

Dois corpos, e perna de possíveis vítimas foram localizados n...

Seguem as buscas por desaparecidos após a catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul, e que também deixou rastros de destruição e ceifou vidas no Vale do Taquari.

Venâncio Aires confirma morte de morador por leptospirose apó...

A Prefeitura de Venâncio Aires, cidade do Vale do Rio Pardo a 133 km de Porto Alegre, confirmou uma morte por leptospirose nesta terça-feira (21).

Governo estuda comprar imóveis de até R$ 200 mil para desabri...

O governo federal estuda comprar imóveis de até R$ 200 mil para atender a pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul.

Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Renascer FM

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade