Funcionária de banco evita que idosa perdesse milhões em golpe pela internet
O raciocínio rápido de uma funcionária de um banco conseguiu evitar que uma cliente idosa caísse em um golpe milionário pela internet.
A mulher foi pedir para cancelar o seguro residencial e disse que precisava vender a casa para ajudar o filho. Desconfiada, Marlena Karbowski foi conversar com a cliente e descobriu que o dinheiro seria para um suposto namorado que alegava estar ‘preso no exterior’.
Com uma rápida pesquisa, elas descobriram que as fotos que a idosa recebeu eram falsas. Existiam em outros perfis na internet, mas com nomes diferentes. Depois foram até a delegacia e denunciaram a fraude.
Marlena é treinada pelo banco australiano Westpac para conseguir identificar sinais de golpes e o nervosismo da idosa não passou despercebido.
Ela começou com algumas perguntas simples, tipo “quando foi a última vez que tomaram um café juntos”.
A cliente revelou que nunca tinham se encontrado pessoalmente, apenas se conheciam online.
Esse foi o primeiro sinal de alerta para Marlena.
Descobrir que tinha sido enganada foi um baque para a idosa. “Choramos juntas”, contou Marlena.
A situação também mexeu com a bancária porque o pai dela perdeu tudo em um golpe online.
Ela ficou feliz de conseguir impedir que outra pessoa passasse pela mesma situação.
“Nós nos importamos e quando vemos essas bandeiras vermelhas, agimos”, disse ela.
Fonte: Só Notícia Boa com informações da 9 News.
Foto: reprodução/9News