Massa de ar frio vai avançar pela Argentina; veja os efeitos no Rio Grande do Sul

Uma massa de ar frio mais forte avança neste meio de semana pela Argentina e vai alcançar o Uruguai, trazendo temperaturas baixas e amenas para cidades do Centro argentino e o território uruguaio, inclusive para […]

download

Uma massa de ar frio mais forte avança neste meio de semana pela Argentina e vai alcançar o Uruguai, trazendo temperaturas baixas e amenas para cidades do Centro argentino e o território uruguaio, inclusive para as duas capitais do Prata, Buenos Aires e Montevidéu.

O mapa acima mostra a projeção de anomalia de temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) para a tarde de quarta-feira em que se observa como o ar mais frio vai chegar às latitudes médias da América do Sul, afetando com maior intensidade o território da Argentina.

A temperatura deve declinar acentuadamente em Buenos Aires na quarta-feira, dando início a uma sequência de dias bastante amenos na capital argentina com frio durante o período noturno e máximas bastante confortáveis e tipicamente outonais à tarde.

As madrugadas mais frias da semana na região metropolitana da capital argentina vão ser as da quinta e da sexta-feira, inclusive com marcas de um dígito na Grande Buenos Aires. No interior da província de Buenos Aires, inclusive, existe a possibilidade de geada em algumas cidades.

A grande questão, por óbvio, é se esta incursão de ar mais frio na América do Sul terá efeitos no Sul do Brasil e quais serão. Então, quem gosta de tempo frio terá que esperar um pouco mais porque esta massa de ar não terá grandes impactos na temperatura no Sul brasileiro a ponto de provocar frio de inverno.

O ar frio não vai conseguir progredir de forma a romper o bloqueio atmosférico do ar mais quente que cobre grande parte do Brasil, de forma que os seus efeitos no território brasileiro na temperatura serão pequenos e limitados mais ao Sul do país.

A tendência é de trazer marcas menores e mais amenas no Rio Grande do Sul na segunda metade desta semana, ou seja, vai refrescar, mas não se prevê frio de inverno. Em Santa Catarina e no Paraná os efeitos serão irrisórios e vai seguir quente em diversas cidades, especialmente do Paraná.

Se no Sul os reflexos desta massa de ar frio já não serão relevantes na temperatura em muitas cidades, o Centro do Brasil não deve esperar nada de frio por conta desta incursão de ar frio. A cidade de São Paulo, por exemplo, vai seguir sob influência de ar mais quente na segunda metade da semana.

Um importante efeito desta incursão de ar frio não será na temperatura e sim na chuva. O contraste térmico entre o ar mais frio na Argentina e quente sobre o Brasil tende a gerar uma sequência de dias com instabilidade e chuva frequente no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul.

Uma área de baixa pressão vai se aprofundar neste ambiente de contraste térmico sobre o Nordeste da Argentina no final da semana, o que vai favorecer chuva mais ampla no Rio Grande do Sul e até com altos volumes em algumas localidades. Por isso, entre a sexta e o sábado se espera chuva generalizada no estado gaúcho e com acumulados altos em diferentes pontos.

MetSul – https://metsul.com/massa-de-ar-frio-vai-avancar-pela-argentina-veja-os-efeitos-no-brasil/?fbclid=IwAR1VjOPnBoVMTvunGXlOYBSY8MzFgPToJc3dgUsGgxmo9kxCHwArAULBH8Y_aem_AcdHubsUXM4gH_EoSFBu2U0cFSqSvsWaG9PwsxGIHaOMeQngXL8KZzdE3BFbeR1CxyNZjXm2nNqkLu8-0d9ouC5M .

Compartilhe

Massa de ar frio vai avançar pela Argentina; veja os efeitos no Rio Grande do Sul

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

INMET emite alerta laranja de perigo para tempestade para Reg...

INMET emite alerta laranja de perigo para tempestade para Região Noroeste

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Digite aqui o título da sua notícia / artigo

Descreva aqui um pequeno resumo para sua notícia. Sugestão de no máximo 140 caracteres.

Brigada Militar e Polícia Civil prendem homem por Posse Irreg...

A Brigada Militar, através do 29°BPM e a Polícia Civil, através da Draco, na terça-feira (21/5), desencadearam operação conjunta em Ijuí

Dois corpos, e perna de possíveis vítimas foram localizados n...

Seguem as buscas por desaparecidos após a catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul, e que também deixou rastros de destruição e ceifou vidas no Vale do Taquari.

Venâncio Aires confirma morte de morador por leptospirose apó...

A Prefeitura de Venâncio Aires, cidade do Vale do Rio Pardo a 133 km de Porto Alegre, confirmou uma morte por leptospirose nesta terça-feira (21).

Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Renascer FM

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade