Motorista profissional sem exame toxicológico em dia voltará a ser multado a partir de 1º de maio

A cobrança de multa para motoristas sem o exame toxicológico estava suspensa 2022, mas o seu Adilson Martins nunca deixou de fazer.

440864581_1213365976467995_2919035955798510777_n
Motorista profissional sem exame toxicológico em dia voltará a ser multado a partir de 1º de maio
A cobrança de multa para motoristas sem o exame toxicológico estava suspensa 2022, mas o seu Adilson Martins nunca deixou de fazer. Ele mora no interior de São Paulo e, com o exame vencido, voltou ao laboratório.
“Até porque ser de categoria específica implica em você conduzir veículos de maior porte e que necessitam mais segurança. No trânsito, eu entendo que é uma conjunção das condições do veículo, da condição da estrada e, principalmente, do condutor”, diz Adilson, que é consultor de energia.
“Se esse condutor não tiver em condições físicas, seja por alcoolismo, seja por cansaço ou mesmo por droga, como é o caso, ele vai estar colocando em risco todas as pessoas que estão transitando ali”, completa.
O teste toxicológico pode detectar substâncias consumidas há mais de 90 dias. O vice-presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Ricardo Hegele, explica que as drogas agem de duas formas no corpo.
“As estimulantes, como a cocaína e as anfetaminas, estão associadas a um excesso de velocidade. Ou seja, faz o motorista dirigir de forma agressiva”, diz Ricardo. “É diferente na questão do uso de substâncias psicoativas, que são depressoras do sistema nervoso central, como a maconha e o álcool. Essas drogas aumentam o tempo de reação, prejudicando, a questão de atenção e a coordenação dele”, completa o especialista.
O exame toxicológico é obrigatório desde 2016 para motoristas das categorias C, D e E. A cobrança da multa ficou suspensa nos últimos anos. No entanto, a partir do dia 1º de maio, os motoristas das categorias C, D e E que não estiverem com o exame em dia vão ser multados em quase R$ 1.500 — a infração é considerada gravíssima e o condutor ainda recebe sete pontos na carteira de habilitação.
Em uma rede de laboratórios, a demanda pelo teste subiu 36% em abril, na comparação com o março. Todos os dias chegam milhares de exames de todas as partes do Brasil.
“Coleta-se duas porções de amostra, tanto de cabelo, quanto de pelo. Uma amostra é destinada para prova e outra para contraprova. Nessa análise, então, a gente avalia as drogas exigidas pela legislação”, diz Andressa Benedetti Martins, farmacêutica bioquímica coordenadora e responsável técnica pela toxicologia do laboratório.
O exame precisa ser feito a cada dois anos e meio em laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). O motorista Silvanio Pereira de Souza trabalha com um caminhão-guincho recolhendo veículos que se envolveram em acidentes e sabe da importância de manter o toxicológico em dia. “Não adianta ter pressa para chegar, o importante é chegar. E não adianta colocar alguma coisa a mais na veia que não vai resolver nada”, diz ele.
Fonte: O Sul
Foto: Detran MS

Compartilhe

Motorista profissional sem exame toxicológico em dia voltará a ser multado a partir de 1º de maio

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

RS monitora foco de doença viral que afeta aves silvestres e ...

RS monitora foco de doença viral que afeta aves silvestres e domésticas

Cemitério é alvo de furto no interior de Miraguaí

Cemitério é alvo de furto no interior de Miraguaí

Prendas da 20ª RT iniciam disputa da 53ª Ciranda Cultural de ...

Prendas da 20ª RT iniciam disputa da 53ª Ciranda Cultural de Prendas do RS

Brigada Militar prende autor do roubo a estabelecimento comer...

Brigada Militar prende autor do roubo a estabelecimento comercial em Ijuí

Oitavas da Copa do Brasil: veja todos os confrontos definidos...

Oitavas da Copa do Brasil: veja todos os confrontos definidos em sorteio; Grêmio x Corinthians / Juventude x Fluminense

Brigada Militar recupera objeto furtado e apreende menor com ...

Brigada Militar recupera objeto furtado e apreende menor com drogas em Tenente Portela

Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Renascer FM

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade