”O município atingiu o maior número já registrado de empresas abertas no período, com um aumento de 46% em relação ao trimestre anterior de 2024”
Segundo os dados do Mapa de Empresas do Governo Federal, baseado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), Palmeira das Missões apresentou a abertura de 189 empresas, sendo 152 Microempreendedores Individuais, 30 Micro Empresas, 5 Empresas de Pequeno Porte e 2 “Outras”[1] Empresas. O dado representa um aumento de 46% em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 26% na comparação ao mesmo trimestre de 2024. Essa base de dados é sistematizada pelo Mapa de Empresas – uma ferramenta do Governo Federal que disponibiliza informações mensais sobre o registro, abertura e fechamento de empresas. Esse sistema detalha até mesmo o tempo médio de abertura, localidade e tipos de atividades desenvolvidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse primeiro trimestre de 2025, o mês que mais registrou abertura de empresas foi janeiro, com 85 novos registros, seguido de março, com 60, e fevereiro, com 47. A abertura de novas empresas representa um impacto direto para o crescimento econômico da região, aumentando as vagas de emprego, circulação de renda e estímulo ao consumo da população.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empregos, Jerônimo Cecatto, esses dados são resultados de um trabalho estruturado de planejamento estratégico, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Essa evolução é fruto de ações como a criação e implementação de leis de incentivo ao empreendedorismo, desburocratização de processos, maior facilidade para abertura de novas empresas, ampliação da oferta de microcrédito, além da reestruturação física e de pessoal da Secretaria de Desenvolvimento, que hoje atua de forma mais moderna, ágil e voltada para resultados concretos. Estamos colhendo os frutos de um esforço coletivo para transformar Palmeira das Missões em um ambiente cada vez mais atrativo para novos negócios”, destacou Cecatto.
Analisando o gráfico referente às empresas abertas nos três primeiros meses de cada ano desde 2021, observa-se uma trajetória de crescimento consistente até 2023. Em 2024, o número de novas aberturas apresentou uma leve oscilação, com 150 empresas, o que representa uma pequena variação em relação ao ano anterior. Essa movimentação pode ser compreendida dentro de um cenário de ajustes naturais do mercado. Já em 2025, os dados indicam uma retomada significativa, com 189 empresas abertas no mesmo período, reafirmando a tendência de expansão e dinamismo do ambiente empreendedor local.
Segundo o prefeito, Evandro Massing, esses resultados refletem o avanço do município em se tornar polo atrativo de novos negócios. “Esses resultados demonstram o quanto nosso município tem avançado para se consolidar como um polo atrativo de novos negócios. Temos um sistema produtivo voltado ao agronegócio e, ao mesmo tempo, estamos construindo um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento local e à inovação, com políticas públicas de empreendedorismo que envolvem empresas, universidades e a sociedade civil”, afirmou o prefeito Evandro Massing.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Jornal a Madrugada