Região Celeiro enfrenta um caso de estelionato e três roubos por dia no primeiro trimestre
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul apresentou os dados alarmantes dos índices de violência nos primeiros três meses do ano na Região Celeiro. Os números revelam que os casos de roubo, furto e estelionato ainda representam um desafio significativo para as autoridades de segurança pública.
De acordo com dados compilados pelo site Observador Regional, nos primeiros 90 dias do ano foram registrados um total de 256 casos de roubo ou furto nos 21 municípios da Região Celeiro. Isso significa uma média de 2,8 casos por dia, refletindo a frequência preocupante desses crimes.
Três Passos lidera as estatísticas com 61 casos, seguido por Tenente Portela com 48 e Santo Augusto com 30. Estes municípios enfrentaram ondas de furtos no início do ano, resultando em um aumento significativo nas estatísticas. No entanto, as autoridades conseguiram prender os principais responsáveis por esses crimes.
Além dos casos de roubo e furto, os números também destacam a ocorrência frequente de estelionatos, com um total de 123 registros nos primeiros três meses do ano, equivalendo a mais de uma ocorrência por dia. Três Passos lidera novamente com 32 casos, seguido por Crissiumal com 16 e Tenente Portela com 11.
Embora os números de estelionato não sejam baixos para a realidade local, eles contrastam fortemente com a média estadual, que registrou uma média de 235 casos por dia em 2023. Uma nota positiva é o baixo número de homicídios dolosos na região, com apenas duas ocorrências relatadas desde o início do ano. No entanto, o roubo de veículos ainda é uma preocupação, com 18 casos registrados, sendo cinco em Três Passos e quatro em Tenente Portela.
Destacando uma exceção positiva, Sede Nova registrou apenas um caso de furto nos primeiros três meses do ano.
Quando analisadas as taxas de criminalidade por 100 mil habitantes, Campo Novo se destaca como a cidade com a maior taxa na região, com 33 ocorrências para cada mil habitantes. Os crimes de furto e roubo continuam sendo os mais frequentes na região, com Campo Novo liderando os registros, seguido por Tenente Portela, Três Passos, Miraguaí, Braga e Santo Augusto. Todos estes municípios superam a média regional de 3,71 ocorrências por mil habitantes.
Por: Jonas Martins
Fonte: Jornal Província em parceria com o Observador Regional