RS terá muita nebulosidade e temperaturas amenas nesta quinta-feira

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com o predomínio de céu nublado a encoberto.

variacoes-na-atmosfera

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com o predomínio de céu nublado a encoberto. Áreas de instabilidade sobre o estado trazem chuva e garoa durante o dia para a grande maioria das cidades gaúchas, especialmente do Centro e da Metade Norte.

Mais a Oeste, na Campanha e no Sul, embora o dia com nuvens, a instabilidade será mais isolada e em diversos pontos sequer chove. A presença de ar mais ameno, a abundante nebulosidade e chuva em vários locais impedem uma maior subida das marcas nos termômetros e o dia terá temperatura amena em quase todo o estado.

As mínimas rondam os 16ºC em Vacaria e os 15ºC em São José dos Ausentes e Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar 23ºC em Santa Rosa e 24ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19ºC e 22ºC.

A MetSul Meteorologia adverte para padrão atmosférico de muita instabilidade no Sul do Brasil na segunda metade desta semana e no começo da próxima; com vários dias de chuva em grande número de localidades. A instabilidade vai afetar os três estados da região e tende a ser mais forte no Rio Grande do Sul.

A sequência de vários dias com chuva, alguns com acumulados altos, deve fazer com que diversas cidades superem a média histórica de chuva de abril ainda na metade do mês. Muitos municípios já somam neste mês 50 mm a 100 mm com acumulados pontuais superiores a 100 mm. Uma série de fenômenos de maior escala, como frentes frias e centros de baixa pressão, vai atuar no período, favorecendo os muitos dias consecutivos com chuva.
O Sul do Brasil, ademais, vai estar entre o ar mais quente que cobre o Brasil e o ar mais frio que atua na Argentina e no Uruguai. Não vai chover forte e com altos volumes em todas as cidades, mas em várias se espera que até o começo da semana que vem ocorram períodos de chuva moderada a forte, e isoladamente até torrencial, o que pode produzir altos acumulados em curto intervalo com risco de alagamentos.

A projeção da MetSul Meteorologia é que a instabilidade persistirá na segunda e na terça-feira, o que vai elevar ainda mais os volumes de chuva com a soma dos dias anteriores. Por isso, os acumulados projetados pelos modelos numéricos para sete dias são altos. Alguns pontos podem ter registros até de 150 mm a 200 mm. Há dados indicando mais de 200 mm em setores muito isolados. Embora haja risco de temporais muito isolados e pontuais, o maior risco nos próximos dias será mesmo chuva, que pode cair forte a intensamente em alguns pontos. Por isso, podem ocorrer alagamentos em diferentes cidades e os níveis de alguns rios podem ter maior elevação, ocasionalmente atingindo cotas de alerta ou de inundação.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe

RS terá muita nebulosidade e temperaturas amenas nesta quinta-feira

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

INMET emite alerta laranja de perigo para tempestade para Reg...

INMET emite alerta laranja de perigo para tempestade para Região Noroeste

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Temperaturas se elevam antes do avanço da frente fria no RS

Digite aqui o título da sua notícia / artigo

Descreva aqui um pequeno resumo para sua notícia. Sugestão de no máximo 140 caracteres.

Brigada Militar e Polícia Civil prendem homem por Posse Irreg...

A Brigada Militar, através do 29°BPM e a Polícia Civil, através da Draco, na terça-feira (21/5), desencadearam operação conjunta em Ijuí

Dois corpos, e perna de possíveis vítimas foram localizados n...

Seguem as buscas por desaparecidos após a catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul, e que também deixou rastros de destruição e ceifou vidas no Vale do Taquari.

Venâncio Aires confirma morte de morador por leptospirose apó...

A Prefeitura de Venâncio Aires, cidade do Vale do Rio Pardo a 133 km de Porto Alegre, confirmou uma morte por leptospirose nesta terça-feira (21).

Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Renascer FM
Av. Bento Gonçalves, 953 - 2º Piso, Centro, Campo Novo - RS
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Estúdio
Rádio Renascer FM
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Renascer FM

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade