RIO GRANDE DO SUL
RS deve ter temporal em diversas regiões no domingo, segundo Defesa Civil
Ventos podem chegar a 80km/h, de acordo com a Sala de Situação do Estado do RS
Porto Alegre deve ter fim de semana de chuva
Um sistema de baixa pressão chega ao Rio Grande do Sul trazendo temporais a diversas localidades neste domingo (7). A Região Metropolitana, Serra e os Vales serão os mais afetados, segundo a Sala de Situação do Estado do RS, que trabalha articulada com a Defesa Civil.
Em Porto Alegre, a chuva deve acumular entre 60 e 80 milímetros apenas nessa data. A título de comparação, a média histórica é de 114,4 milímetros para todo o mês, entre 1991 e 2020, segundo balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação do estado, detalha que a condição climática trará chuvas irregulares a diversos pontos do Rio Grande do Sul, com temporais, ventos intensos e, possivelmente granizos, gerando transtornos.
“No sábado, esse sistema de baixa pressão começa a se formar e vai entrando aqui pela parte Noroeste do estado, na fronteira com a Argentina. Então, esse sistema, à medida que vai entrando, vai trazendo a chuva. Associada à chuva a gente, às vezes, tem aquele pacote completo, que vem com descargas elétricas, às vezes com granizo, e também com ventos”, afirma.
Ainda de acordo com a especialista, na segunda-feira (, o sistema de baixa pressão deve perder força, mas permanecerá em municípios da Região Norte, com chuvas de menor intensidade e sem volumes significativos.
Tempo
De acordo com a Climatempo, neste domingo (7), a cidade de Pelotas, no Sul do estado, registrará temperatura mínima de 16ºC e máxima de 24ºC, com chuva e sol entre nuvens. Em São Leopoldo, na Região Metropolitana da Capital, haverá haverá trovoadas, que acompanharão 71 milímetros de chuva. Já em Passo Fundo, no Norte, estima-se uma precipitação de 45 milímetros.
Prevenção e emergência
Em caso de rajadas de vento de maior intensidade, recomenda-se as seguintes medidas de proteção:
Não ficar embaixo de árvores, devido à possibilidade de quedas e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximos a placas publicitárias e torres;
Evitar o uso de aparelhos como celulares em tomadas.
Em situações de maior gravidade, é possível ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
G1
Foto: Divulgação/Inmet